(86)9 8168 2875

NO AR

Vale 40 Graus

Com Ozael Vaz

CAPITAL TERESINA

Rio Poti sobe 40 centímetros em quatro horas, afirma CPRM

Rio Poti sobe 40 centímetros em quatro horas, afirma CPRM

Publicada em 06/04/19 às 06:11h - 219 visualizações

por Vale do Parnaiba FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Vale do Parnaiba FM)

Por volta das 16h30min desta sexta-feira (05), as águas do Rio Poti chegaram a 9,81 metros. Isto significa que com mais 19 centímetros, ele deve chegar à cota de inundação, que é quando há risco real de transbordamento, segundo o Serviço Geológico Nacional. A previsão do CPRM era de que dentro das próximas 24 horas, o Rio Poti chegasse à cota de inundação. Tendo subido cerca de 40 centímetros nas últimas quatro horas, a previsão agora é de que em menos de 10 horas, as águas cheguem a este patamar.


Rio Poti - Foto: Reprodução

Ainda no final da tarde, a Prefeitura de Teresina, por meio da Defesa Civil, atualizou os dados dos desabrigados e atingidos pelas chuvas na Capital. Até o momento são 94 famílias desabrigadas e 38 já incluídas no Programa Cidade Solidária, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Iniciada às 14h24min

A situação de Teresina após as fortes chuvas que têm caído nos últimos dias se agrava ainda mais. Na noite de ontem (04), duas pessoas morreram e pelo menos 11 ficaram feridas após a enxurrada no Parque Rodoviário e em menos de 24 horas, o nível do Rio Poti, na zona urbana da Capital, deve atingir a Cota de Inundação. A informação consta no boletim divulgado pelo Centro Geológico Nacional (CPRM) ao meio dia desta sexta-feira (05).

Na última quarta-feira, o rio já havia chegado à cota de atenção para risco de inundação. Ontem, foi atingida a cota de alerta, quando as águas chegaram a 9 metros. Hoje, por volta das 7 horas da manhã, esse nível já foi ultrapassado chegando a 9,41 metros ao meio dia. Como a previsão é de que o acumulado de chuva nas águas do Rio Poti para as próximas 24 horas seja de 40,2 milímetros, o CPRM estima que ainda hoje o nível de suas águas chegue aos 10 metros, ou seja, a cota de inundação.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Em conversa com O Dia, o engenheiro e hidrólogo do CPRM, Roberto Fernandes, explica que as fortes chuvas que também caem sobre o Ceará também contribuem para a cheia do Poti. “Toda a bacia do Ceará até o Piauí aumentou muito, especialmente em Prata do Piauí, e está começando a chegar a Teresina este volume de água. Chegamos hoje ao maio valor do ano, com tendência de elevação para as próximas horas”, discorreu o hidrólogo.

Em Teresina, a área mais crítica para uma possível cheia do Rio Poti é a do bairro Água Mineral, onde as casas às margens do rio já podem ser inundadas caso o nível da água chegue a 10 metros.

Rio Parnaíba sobe, mas ainda não preocupa

Com relação ao Rio Parnaíba, o CPRM informou que ele também está em processo de elevação, devido não só ás chuvas que caem na Capital, mas também por causa da contribuição com o volume de água dos Rios Canindé e Gurgueia. Segundo Roberto Fernandes, o nível das águas do Velho Monge vai aumentar nas próximas horas, mas sem atingir a cota de alerta.

“Houve um pequeno aumento na vazão da barragem Boa Esperança, então isso, somado à ação dos afluentes, contribui para a elevação das águas. No entanto, a última verificação mostra que houve redução na vazão liberada, por isso o nível deve subir em menor proporção”, finaliza o hidrólogo do CPRM.

Por: Maria Clara Estrêla


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







FALE COM O NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL

86 9 9462-7305

Visitas: 425837
Usuários Online: 47
Copyright (c) 2025 - Vale do Parnaiba FM - Todos os direitos reservados - Rádio Vale do Parnaíba Fm - Rua Aneirão Coutinho, 200 - Centro - União-PI
Converse conosco pelo Whatsapp!