(86)9 8168 2875

NO AR

Vale do Parnaiba FM

radiovaledoparnaibafm.com.br

CAPITAL TERESINA

Presos aprovados no Enem terão pena reduzida em até 133 dias, diz Sejus

Presos aprovados no Enem terão pena reduzida em até 133 dias, diz Sejus

Publicada em 19/10/19 às 05:20h - 240 visualizações

por Vale do Parnaiba FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Vale do Parnaiba FM)

“O Estado tem sido destaque, em cenário nacional, em políticas públicas voltadas para ressocialização. Em termo proporcional, o Piauí é o [estado] que tem o maior número de presos num convívio de alguma atividade de ensino. No que diz respeito ao Enem, estão matriculados mais de 500 presos. O detento que consegue uma aprovação, consegue mais de 100 dias da pena reduzida”, reforçou o delegado e diretor de Inteligência da Sejus, Charles Pessoa.

Diretor de inteligência da Sejus fala de políticas públicas voltadas para o sistema prisional no Piauí. Foto: Elias Fontenele

Questionado sobre como os presos fariam para ter liberdade para cursar a graduação, o delegado afirmou que a medida não atende a todos os detentos, uma vez que existem diferentes regimes prisionais. “Uma pessoa, por exemplo, em regime fechado, não há condições dela sair para fazer a graduação. A não ser que o curso seja à distância. A forma como cada um faria o curso vai depender do regime que ele está cumprindo”, explica.

Ainda de acordo com o delegado, de 2015 a 2019, mais de mil detentos já foram capacitados e receberam certificados de conclusão dos cursos. A ideia da Sejus é fazer com que eles saíam do sistema prisional aptos a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho.

Charles Pessoa conta como cursos em penitenciárias ajudam os detentos no mercado de trabalho. Foto: Elias Fontenele

O curso de panificação, por exemplo, ministrado dentro das penitenciárias, é uma das formas de ressocialização. O alimento produzido é o mesmo usado na alimentação dos detentos. Outros cursos e atividades para diminuir a pena também são realizados nas unidades prisionais do Piauí.

“Todas as ações realizadas nos presídios são para a ressocialização dos detentos. Então, é importante que a gente conscientize o preso dos projetos, até porque, vai refletir diretamente quando ele retornar ao convívio social. Ele está lá para passar um período. No Brasil, não existe prisão perpétua, então essas pessoas adentram ao sistema prisional e essas políticas sociais são trabalhadas”, disse.

Edição: Virgiane Passos
Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







FALE COM O NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL

86 9 9462-7305

Visitas: 425543
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2025 - Vale do Parnaiba FM - Todos os direitos reservados - Rádio Vale do Parnaíba Fm - Rua Aneirão Coutinho, 200 - Centro - União-PI
Converse conosco pelo Whatsapp!