Populares resgataram um homem de identidade não revelada e evitaram um suicídio na noite dessa sexta-feira (09) no Terminal Rodoviário da cidade de José de Freitas. Informações preliminares dão conta que a vítima não é natural de José de Freitas, só está no município nos festejos.
Conforme o capitão Carrias, comandante da Polícia Militar de José de Freitas, a vítima tentou tirar a própria vida, mas populares conseguiram evitar. Uma equipe da Polícia Militar esteve no local e ajudou na ocorrência. Familiares do homem o levaram para uma residências, mas antes ele recebeu atendimento médico por uma equipe do Samu.
O Fala Piauí tem a política de publicar informações sobre casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social. Isso porque é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o assunto não venha a público com frequência, para que o ato não seja estimulado. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.
Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas são os principais males identificados pelos médicos em um potencial suicida. Problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.