A Unidade Escolar Mariano Mendes é a mais tradicional escola da cidade de Miguel Alves, que guarda consigo a história estudantil da maioria dos miguel-alvenses. Porém, o imponente prédio do velho Mariano Mendes, pede socorro.
Em 2013 o prédio do Mariano Mendes passou para prefeitura. Foi feito uma reforma tímida reforma, que se resumiu apenas em alguns retoques e na pintura das paredes. De lá para cá nenhuma reforma foi feita. O prédio está precisando de uma ampla reforma, principalmente no seu interior. A quadra de esporte que faz parte do complexo Mariano Mendes nunca foi concluída. O muro caiu e não tiveram a responsabilidade de reerguê-lo.
Hoje na Unidade Escolar Mariano Mendes funciona nos três turnos com quase 500 alunos. No turno da noite estudam mais ou menos 250 alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos. E esses alunos, bem como os professores lamentam a situação em que se encontra o Mariano Mendes.
Para completar a sofrência dos alunos, no entorno da escola, a praça Enéas Torres está totalmente escura. E o que é mais grave, virou ponto de consumo de drogas, fato que assusta os alunos e professores, que cobram da prefeitura uma ação urgente.
O Mariano Mendes é o símbolo, o palácio da educação de Miguel Alves. Portanto, mantê-lo limpo e imponente não é nenhum favor da gestão pública municipal. É mais que um dever, é uma obrigação. A praça Enéas Torres é parte do contexto histórico do mariano Mendes e precisa de sobrevida para voltar a ser o ponto de concentração dos alunos, como fora num passado.
FONTE . ASSIS DUTRA