É uma pena que em Miguel Alves não tenha uma lei municipal de incentivo à produção cultural. Talentos existem, na música, nas letras e nas artes.
Cito um exemplo. A jovem Francisca que mora na Fazendinha, na região do Centro do Desígnio. Ela tem simplesmente dois livros prontos para serem editados e publicados, porém, sem apoio e sem condições financeiras os dois livros não foram publicados.
O encanto da jovem pela literarura é tanto que ela teve a iniciativa de criar uma biblioteca na sua própria casa na Fazendinha. Mas ela tem ralado muito para manter vivo esse seu projeto. No inicio recebeu doações de livros, mas ela precisa de muito mais para poder ver a sua biblioteca funcionando e sendo útil aos jovens da sua comunidade.
Francisca teve a ideia de padronizar camisas com o nome da biblioteca ( Biblioteca Family) para vender, com o obetivo de arrecadar dinheiro para investir na biblioteca. Buscou patrocinadores na cidade. Conseguiu alguns. Mas a sua iniciativa infelizmente não consegue ser vista pelos olhos do poder público municipal.