A produção do lixo urbano é atualmente um dos maiores problemas ambientais. Isto é fruto de uma sociedade extremamente consumista, que produz diariamente uma quantidade imensurável de lixo, que na linguagem técnica é chamado de Resíduo Sólidos Urbanos (RSU). Estudos mostram que a produção média de lixo per capta é de 1 kg e 300 gramas por dia. Isso significa que por mês a produção chega a 39 kg e por ano 468 kg por habitante do planeta. Um dado extremamente preocupante e que merece atenção de todos com relação coleta e destinação do lixo urbano. Vale salientar que este problema não reside apenas nos grandes centros urbanos, mas em todas as cidades.
A coleta e a destinação do lixo urbano é responsabilidade do poder público municipal.Nacidade de Miguel Alves, por exemplo, a prefeitura terceirizou o serviço de coleta e destinação do lixo. Porém, o que se percebe é que a coleta é feita, mas a destinação acarreta uma série de senões que merecem ser discutidos por todos, sobretudo por aqueles que se propõem governar Miguel Alves. Como cuidar do lixo produzido diariamente na cidade afim de que deixe de ser um problema de saúde pública e passe a ser uma fonte geradora de renda para muitas famílias pobres da cidade? É bom que as pessoas de Miguel Alves comecem a pensar e a externar opiniões, como fez o professor Louro, que além de fotos externou a sua opinião sobre o tema. Leia:
“As fotos mostram a verdade sobre como é tratado os resíduos sólidos em nossa cidade. De início uma coleta urbana sem critérios de seleção e descarte inapropriado e totalmente fora da lei e dos padrões estabelecidos pelos órgãos de saúde, causando assim danos irreversíveis a saúde das pessoas, principalmente àquelas que moram próximo ao lixão, até porque geograficamente este lixão está dentro do perímetro urbano, segundo dados do IBGE, primeira ilegalidade grave… A queima do lixo, mais uma, enfim, inúmeras ilegalidade se permeiam ali por várias gestões… Sem falar que ali próximo tem o ponto de embarque e desembarque de alunos , como mostra uma das fotos… descaso total, que merece registro…“
Alguém pode até dizer que o lixo é pra ser jogado fora de qualquer jeito e em qualquer lugar, que a prefeitura tem coisa mais série pra se preocupar. Mas a coleta do lixo urbano é uma questão séria e deve ser tratada com a devida seriedade e com responsabilidade afim de que não venha causar sérios problemas à saúde da população. Como foi dito acima, a responsabilidade é da prefeitura, no entanto a sociedade precisa se envolver, tanto para colaborar com o processo de coleta do lixo urbano, como também para cobrar do poder público um serviço de qualidade, tanto na questão da coleta, da destinação, como nos cuidados que se deve ter com a saúde dos trabalhadores envolvidos.
FONTE ASSIS DUTRA