Ultimamente a prefeitura de Miguel Alves está realizando reforma e ampliação milionária em várias escolas municipais, visando melhorar e ampliar o espaço escolar. Porém, na Vila Tapuio a comunidade escolar reclama da situação da Unidade Escolar José Benedito, devido a nucleação feita, a escola recebeu alunos de outras comunidades vizinhas, nos turnos manhã e tarde e ficou sem sala de aula disponível, visto que as quatro salas foram ocupadas. Para resolver o problema a prefeitura alugou uma casa ao lado que funciona como anexo da escola. Mas a situação da sala anexo é incompatível com qualquer outra escola.
As fotos foram tirada por uma pessoa da própria comunidade no momento da aula. Casa coberta de palha, que é separada da casa de moradia por um pano. As fotos mostram a real situação do espaço anexo arranjado pela prefeitura para servir como sala de aula.
Além dessa aberração, outro problema afeta a escola José Benedito: o atraso no pagamento dos professores bolsistas. A escola hoje conta apenas com uma professora efetiva. Os outros professores são bolsistas e estão com salários atrasados. No apoio administrativo a escola conta com três servidores efetivos e os demais são prestadores de serviços que estão também sem receber. Uma professora bolsista do segundo ano pediu pra sair porque está com três meses sem receber salário.