A Polícia Militar divulgou os nomes dos dois presos recapturados no Terminal do Bela Vista. Trata-se de Cristiano Barros Oliveira e Wellington Max de Sousa Alves. Os dois já se encontram de volta à Casa de Custódia e, segundo o Sinpoljuspi, deverão sofrer algumas punições ela fuga, como, por exemplo, a suspensão do banho de sol por alguns dias e, a longo prazo, um possível aumento de pena.
Iniciada às 09h31min
Dois dos 23 presos que fugiram nesta segunda-feira (24) da Casa de Custódia de Teresina foram recapturados ainda no final da noite pela Polícia Militar. Eles estavam no Terminal de Passageiros do bairro Bela Vista, quando foram abordados por policiais do 6º BPM que faziam rondas. Havia um terceiro homem com eles que conseguiu escapar correndo e a polícia crê que ele também era foragido do sistema prisional.
Os nomes dos presos ainda não foram divulgados pela PM. Em conversa com a reportagem de O Dia, o tenente Reginaldo, do 6º BPM, explicou que não houve luta corporal e que os suspeitos não portavam qualquer tipo de arma. Eles apenas apresentaram atitude suspeita quando viram a viatura se aproximando.
“Eles estavam chegando ao terminal e os policiais que faziam as rondas no local desconfiaram muito, porque eles ficaram receosos de se aproximar mais. Foi então que a guarnição resolveu fazer a abordagem e quando foram em direção a eles, eles correram. Dois deles ficaram para trás e foram pegos, mas o terceiro rapaz conseguiu escapar. Nós ainda estamos em busca na área para ver se o localizamos”, explica o tenente.
Parte do buraco na cela da Casa de Custódia (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
Os dois que foram recapturados foram encaminhados para a Central de Flagrantes e de lá, foram imediatamente transferidos de volta para a Casa de Custódia.
Entenda
No início da madrugada desta segunda-feira (24), 23 detentos da Penitenciária José Ribamar Leite, conhecida como Casa de Custódia, fugiram do presídio após cavarem um buraco na cela 5 do pavilhão H. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), ainda na sexta-feira, os detentos deste mesmo pavilhão começaram uma confusão, na qual foi preciso um agente intervir.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) disse que já identificou todos os envolvidos na fuga e que os nomes foram repassados para a polícia. Até o final da manhã de ontem, a Secretaria disse já ter recuperado quatro dos 23 foragidos. Com os dois que foram presos no final da noite, este número subiu para seis. Dezessete seguem foragidos.
Por: Maria Clara Estrêla