Um detento identificado como Ivo Santos Rosa foi morto com perfurações por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (1º) dentro do pavilhão G da Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, localizada em Teresina.
Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a vítima estava no pavilhão na companhia de mais nove presos, mas até o momento não informações que apontem a identidade do autor do homicídio.
Detento é morto com perfurações dentro de pavilhão na Custódia. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
De acordo com o diretor do Sinpoljuspi, Jefferson Dias, crimes como homicídios são comuns dentro dos presídios piauienses às vésperas de feriados prolongados. “Sempre que há um fato desse, outro pavilhão está planejando uma fuga ou outro tipo de coisa. Eles matam para planejar a fuga”, revela, acrescentando que não há reforço nos presídios durante o período de Carnaval, o que acaba por facilitar essas ações criminosas.
Segundo o diretor do Sinpoljuspi, a vítima era integrante da facção conhecida como Família do Norte, que atua no estado do Maranhão. Por isso, os agentes penitenciários suspeitam de que o detento tenha sido morto por presos de facções rivais.
Após o homicídio, uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no presídio colhendo as primeiras informações sobre o caso. Os detentos que estavam na companhia da vítima no momento do crime serão ouvidos pela polícia para determinar a autoria do assassinato.
Por: Nathalia Amaral